sábado, 26 de dezembro de 2009

Vale muito a pena apoiar!!



Escrito por ASCOM/ Rede Sul da Bahia   
Qui, 19 de Novembro de 2009 08:06

 

Exibir protesto porto sul praia de batuba

Membros da sociedade civil organizada, estudantes e professores da Universidade Estadual de Santa Cruz fizeram um protesto contra a instalação do Complexo Intermodal na região da Ponta da Tulha em Ilhéus. A manifestação aconteceu na praia de Batuba em Olivença durante o Mahalo Pan Surf Games & Music, que teve como grande patrocinador a Bahia Mineração.

A ação teve participação de estudantes das áreas de Comunicação Social, Agronomia e Biologia. O objetivo não era fazer grandes aglomerações, mas aproveitar a oportunidade para vincular mensagens de protesto e esclarecer a comunidade e as autoridades sobre o risco que toda a região está correndo com o projeto de instalação de um porto que vai servir para escoar minério de ferro.

"Sabiamos que a BAMIN estava montando uma grande estrutura física com fins puramente marqueteiros, se aproveitando do surf pelo fato de este esporte ter seu alto valor agregado por ser praticado em belos cenários naturais e por pessoas que têm apego à natureza, pregrando cinicamente certos princípios de sustentabilidade e de educação ambiental para fazer um contra peso à sua imagem de degradadora socioambiental. Nossa intenção era justamente tentar desconstruir esse falso discurso moralista e demagogo da Bahia Mineração" afirma o estudante de Agronomia da UESC, Thiago Lopes.

Silenciosos, os manifestantes usaram máscaras, nariz de palhaço e portaram cartazes que questionavam sobre as verdadeiras intenções do projeto Porto Sul. Também foi montado um stand onde as pessoas puderam ser esclarecidas sobre o Complexo Intermodal e como ele está fora dos requisitos para o desenvolvimento do Sul da Bahia.

"A maioria das pessoas ficava em silêncio, aplaudia, acenava positivamente para nós ou emitia palavras de apoio, uma demonstração de reconhecimento pela nossa luta e de que estavam de acordo com os nossos motivos pelo protesto. O melhor foi a sensação de dever cumprido, pois percebíamos o reconhecimento do nosso trabalho pelo público que participava do evento, sua maioria surfistas", disse o professor Emerson Lucena, Doutor em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco.

O protesto durou cerca de 10 horas e é uma continuação de uma série de ações previstas pelo movimento Porto Sul Não. A organização do protesto afirma que queriam alertar a comunidade sobre a necessidade de mobilização a favor de nossa Mata Atlântica e do nosso paraíso ecológico, ameaçado por megaprojetos de mineradoras que querem explorar minério de ferro e acabar com a biodiversidade da região.

"Valeu a pena participar deste protesto devido à grande aceitação e apoio dos espectadores do movimento. Eu vejo que a população está extremamente desinformada. Para a maioria das pessoas nunca chegou nenhum tipo de informação sobre o assunto e para outras só chega a propaganda da equipe de marketing da BAMIN, visando manipulação da consciência para apoio da comunidade ao projeto" concluiu a estudante de Biologia da UESC, Renata Asprino.



Fonte: http://acaoilheus.org/news/1571-protesto-contra-o-porto-sul-invade-praia-de-batuba-em-olivenca


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

Nenhum comentário:

Postar um comentário