quarta-feira, 30 de setembro de 2009




Amazônia precisa reduzir o desmatamento e estimular o desenvolvimento sustentável 
 
 

O Congresso realizou sessão solene para comemorar o Dia da Amazônia, celebrado no último dia 5. Os palestrantes foram unânimes em defender a redução do desmatamento, sem deixar de lado o estímulo ao desenvolvimento sustentável da região.

Marina Silva (PV-AC) afirmou que os brasileiros devem fazer "reivindicações inteligentes" na Conferência das Partes (COP 15) da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima e não dizer que o país tem o direito de destruir a floresta como os desenvolvidos fizeram no passado. Eles devem, segundo Marina, pedir transferência de tecnologia para evitar que o erro se repita.

Serys Slhessarenko (PT-MT) e Valdir Raupp (PMDB-RO) comemoraram a redução dos índices de desmatamento: a previsão para 2009 é que a área desmatada seja a menor verificada nos últimos 20 anos. Já Jefferson Praia (PDT-AM) destacou que os 25 milhões de seres humanos que habitam a região precisam de condições dignas de vida e de oportunidades para os jovens. 



Recursos devem financiar desenvolvimento sustentável 
 

O Brasil deveria usar os lucros da exploração do petróleo do pré-sal para financiar um modelo de desenvolvimento único e autônomo, amparado em "sólidos pilares" de ciência e tecnologia, que favorecesse a exploração racional de seus próprios recursos naturais e de outras regiões tropicais.

A ideia foi defendida pelo cientista Carlos Nobre, representante do Ministério da Ciência e Tecnologia na audiência da Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas, que prepara o Plano Nacional sobre Mudanças Climáticas e a participação brasileira na 15ª Conferência das Partes (COP 15) das Nações Unidas.

O encontro acontece em dezembro, na Dinamarca, com a participação de especialistas de 200 países, e visa debater o acordo global que sucederá o Protocolo de Kyoto, que expira em 2012.

Renato Casagrande (PSB-ES) criticou a demora na análise do Plano Nacional sobre Mudanças Climáticas pela Câmara. "Vamos chegar à COP 15 sem o plano e o governo vai colocar a culpa no Congresso. O governo mandou o projeto sem regime de urgência", lamentou.

Para Marina Silva (PV-AC), neste momento, "não há nada mais grave do que manter um velho padrão de desenvolvimento".



Mananciais de São Paulo
O Plenário autorizou a União a avalizar empréstimo de até US$ 100 milhões do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) ao estado de São Paulo, para financiar o Programa de Saneamento Ambiental dos Mananciais do Alto Tietê, que visa proteger e recuperar mananciais que abastecem de água a região metropolitana de São Paulo. 

Plantas contra o ozônio
Cientistas da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, publicaram um estudo que mostra os efeitos positivos do uso de três plantas comuns na redução dos níveis de ozônio em ambientes fechados. As plantas são a espada-de-são-jorge, o clorofito e a jiboia. Para os cientistas, essa alternativa seria ainda mais vantajosa para os países em desenvolvimento, nos quais o controle da qualidade do ar em ambientes fechados torna-se muitas vezes economicamente inviável.
 


Esgoto tratado ajuda a irrigar a lavoura
A irrigação de plantações com esgoto tratado é segura para os vegetais e os consumidores, além de aumentar em 30% a produtividade nas lavouras de cana, milho e tifton (gramínea usada em pastagens para produzir feno). Essa é a conclusão de um experimento realizado pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e pesquisadores da USP de Piracicaba.  
 

Fontes: http://www.senado.gov.br/jornal/noticia.asp?codEditoria=1169&dataEdicaoVer=20090914&dataEdicaoAtual=20090930&nomeEditoria=Meio+Ambiente&codNoticia=88458 
http://www.senado.gov.br/jornal/noticia.asp?codEditoria=1169&dataEdicaoVer=20090914&dataEdicaoAtual=20090930&nomeEditoria=Meio+Ambiente&codNoticia=88462
http://www.senado.gov.br/jornal/noticia.asp?codEditoria=3167&dataEdicaoVer=20090914&dataEdicaoAtual=20090930&nomeEditoria=Ambiente+Legal 
http://www.senado.gov.br/jornal/noticia.asp?codEditoria=3827&dataEdicaoVer=20090914&dataEdicaoAtual=20090930&nomeEditoria=Petr%C3%B3leo&codNoticia=88470 

Nenhum comentário:

Postar um comentário