quinta-feira, 19 de maio de 2011

Artigo do Diário do Professor

Anexando mensagem recebida de professor-sofredor no RJ.

Fonte: http://diariodoprofessor.com/2011/04/05/reflexoes-aleatorias-sobre-educacao-e-aprendizagem/


Diário do Professor

Artigo do Diário do Professor



Reflexões aleatórias sobre educação e aprendizagem



O que faz alguém aprender algo? Como estudar para que algum assunto seja internalizado, aprendido, e não simplesmente decorado pra uma prova?

Costumo buscar formas de diversificar a aula, para que não seja sempre um simples copiar da matéria no quadro.

Mas quais são as estratégias que funcionam? O que deve o aluno fazer, para além da atividade do professor, para que possa aprender um determinado assunto?

Para que os alunos estudassem o que são células e tecidos do corpo humano, após pequenos textos no quadro, explicações e observação de células ao microscópio, propus a realização de um trabalho em grupo: um cartaz com desenhos e explicações sobre os tipos de células e os tecidos que formam.

Passamos três ou quatro aulas fazendo o trabalho. Na entrega, pedi a cada grupo que me respondesse, individual e oralmente, algumas perguntas simples sobre o assunto: o que são células, quais tipos de células, que tecidos formam, quais tipos de tecidos e suas funções, essas coisas.

Ninguém soube responder. Acabaram de fazer o trabalho, copiaram do livro, pesquisaram, fizeram desenhos, montaram o cartaz… mas não souberam responder simples perguntas sobre o que acabaram de estudar.

Aí, ficam perguntas rondando meu cérebro cansado de matutar educação: o que estou fazendo aqui? Qual a importância disso tudo? De que vale meu trabalho? O que posso fazer? Se receito remédios e não os utilizam, o que mais posso fazer? Qual a importância real de estudar este ou aquele assunto? Qual o futuro dessas crianças?

Abraços,

Declev Reynier Dib-Ferreira
Cansado


Nenhum comentário:

Postar um comentário