quinta-feira, 7 de julho de 2011

Concessionárias devem oferecer internet de banda larga, de baixo custo, em até 90 dias

Serviço terá velocidade de 1 megabit por segundo pelo preço R$ 35 por mês


O acordo fechado no último dia 30 de junho entre o Ministério das Comunicações e as operados de telefonia fixa Oi, Telefônica, Sercomtel e CTBC, prevê um prazo de 90 dias para que essas empresas disponibilizem para os clientes a internet popular. O serviço de banda larga deverá ter velocidade de 1 megabit por segundo (Mbps) a um custo de R$ 35 por mês.

Além do termo de compromisso assinado com o Governo Federal, para oferecer a banda larga nesses moldes, as concessionárias também assinaram um decreto presidencial que institui o novo Plano Geral de Metas de Universalização da Telefonia Fixa (PGMU 3), incluso na renovação dos contratos de concessão.

De acordo com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, a internet popular estará disponível em todos os estados do País, devendo alcançar cerca de 70% dos domicílios até 2014. Nos próximos anos, a velocidade também deve aumentar para até 5 Mbps.

Paulo Bernardo avalia que o acordo é um “grande negócio”, já que o preço representa metade do valor cobrado hoje pelo serviço. “Achamos isso muito atraente; claro que se fosse mais barato seria melhor, mas não conseguiríamos fazer isso sem subsídio e não optamos por isso neste momento. Este plano não terá recursos públicos”, esclareceu.

Segundo o presidente da Telefônica, Antonio Carlos Valente, por não ter subsídios do Governo, as empresas terão que usar o que chamou de “técnicas criativas”, para atender aos termos do acordo. “Esses valores vão possibilitar que novas famílias possam ter acesso ao serviço, e esse é o principal objetivo”, disse.

Apesar de o acordo com as operadoras não estabelecer metas de qualidade da internet a ser ofertada, o ministro garantiu que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) irá votar até outubro deste ano um regulamento, estabelecendo regras que deverão ser seguidas por todas as empresas que oferecem a internet fixa e móvel.

Por Carlos Gutemberg (Arca Universal)
Com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário